Base para portátil home made

Recentemente troquei o fiel ASUS por um potente HP. O HP tende a aquecer, principalmente o disco rígido que chega a atingir os 54º. Sendo que a especificação do disco diz que a temperatura de operação está entre os 0 e os 60º achei por bem arrefece-lo por estar perto do limite.

Dado que tenho pelo menos 3 locais de trabalho não é cómodo andar com uma base às costas sendo que comprar 3 também não tem muita piada.

Solução? Construir as minhas próprias bases :)

Lá fui eu comprar um dossier resistente de modo a que o portátil fique ligeiramente inclinado.

Depois foi necessário ir até aos computadores velhinhos buscar ventoinhas do processador.

Para as ventoinhas funcionarem é preciso energia....ora...energia... USB
Toca a cortar um cabo USB e liga-lo á ventoinha para testar...
Como a ventoinha é de 12V e a porta USB dá 5V ficamos com uma ventoinha a rodar mais lento mas.... mais silenciosamente... 5 estrelas.

Definido o local a colocar a ventoinha (por baixo do disco) passou-se à fase de cortar o dossier e fixar a ventoinha, ligar o cabo USB, fixa-lo....

Abri ainda mais um buraco para que o dissipador do processador respire bem melhor.

Resultado?
Base para portátil a um custo muiiito baixo e silenciosa.
Em termos de temperatura estou agora com uma média de 42º o que é bastante significativo.

3 comentários:

Jfm disse...

ó cigano e meteres umas fotos? :P

Anónimo disse...

MacGyver

micael disse...

arrisca-te a queimar a porta por estares a puxar 12v por uma porta de 5v :P